-

Grandes nomes da moda, no cinema


Bonequinha de luxo. Foto: divulgação

Quando a gente assiste "Sex in the City", mesmo pela 12ª vez, ainda assim fica sonhando com os modelitos que as quatro amigas usam pelas ruas de Nova York.

E o mesmo acontece com muitos figurinos do cinema que, às vezes a gente nem sabe, são assinados por grandes nomes da moda mundial. Armani, Givenchy, Dior e Chanel não são apenas marcas famosas. São sobrenomes de estilistas que já deram sua contribuição também à sétima arte.

Aqui no Brasil, Clodovil assinou as roupas do longa "O Corpo Ardente" (1967), de Walter Hugo Khouri, e Ocimar Versolato fez os trajes do famoso "Tieta do Agreste" (1996), de Cacá Diegues. E você acha que Lino Villaventura é apenas estilista de modelos de festa nem imagina que são dele muitos dos vestidos de "Xuxa e os Duendes" (2001), de Rogério Gomes e Sérgio de Almeida.

Lá fora, a coisa toma proporções ainda maiores. É de Coco Chanel o figurino de "A Regra do Jogo" (1939), e de Christian Dior de "Pavor nos Bastidores" (1950). Hubert de Givenchy é ainda mais atuante quando o assunto é cinema. É dele a assinatura de corte e costura em "Amor na Tarde" (1957), de Billy Wilder, "Charada" (1963), de Stanley Donen, "Quando Paris Alucina" (1964), de Richard Quine e "Como Roubar 1 Milhão de Dólares" (1966), de William Wyler. O clássico "Bonequinha de Luxo" (1961), de Blake Edwards, também tem figurino dele.

"Bonequinha mostra uma delicadeza e uma feminilidade incrivelmente elegantes", lembra a consultora de imagem Isabella Fiorentino. É ela ainda quem comenta sobe o figurino de "Sabrina" (1954, de Billy Wilder), também assinado por Givenchy. "Nesse filme as roupas revelam uma mulher divertida e muito sedutora, sempre com uma pitada mais ingênua", analisa. "O salto ‘Sabrina’, que voltou com tudo (depois dos saltos altíssimos e da meia pata), saiu desse filme". "Sabrina" ganhou o Oscar de melhor figurino, assinado por Edith Head. Reza a lenda que a designer não deu o devido crédito a Givenchy pelo famoso vestido de baile, usado por Audrey Hepburn no filme.

Outro clássico do cinema também contou com o estilista francês. "O filme ‘Cinderela em Paris’ prova que elegância vai além das roupas, pois está nos gestos delicados, no tom de voz agradável e na gentileza. Amo as sapatilhas, é um exemplo que para ser elegante não é preciso de salto alto", completa Isabella.

Yves Saint Laurent foi o responsável pelas roupas no clássico "A Pantera Cor de Rosa" (1963), também de Blake Edwards, e o belíssimo "A Bela da Tarde" (1967), de Luis Buñel. Jean Paul Gaultier é mais contemporâneo e assinou filmes que estão ainda mais frescos na memória, como "Kika" (1993) e "Má Educação" (2004), de Pedro Almodóvar, "Ladrão dos Sonhos" (1995), de Jean Pierre Jeunet e "O Quinto Elemento", de Luc Besson (1997). É dele também os modelos usados por Helen Mirren em "O Cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante" (1989).

A classe de Giorgio Armani foi emprestada para Richard Gere, em "Gigolô Americano" (1980), de Paul Schrader, e para Kevin Costner, em "Os Intocáveis" (1987), de Brian de Palma. O figurino de "As Duas Faces de um Crime" (1996), de Gregory Hoblit, "Beleza Roubada" (1996), de Bernardo Bertolucci e até "Shaft" (2000), de John Singleton foram também assinados por Armani. Ao lado de Karl Legerfeld (Chanel) ele assinou os trajes super bem cortados dos recentes sucessos "Batman" (2008) e "Bastardos Inglórios" (2009). Karl assinou sozinho o figurino do clássico "Festa de Babette" (1987). Nino Cerruti é o nome por trás de "Instinto Selvagem" (1992), com Sharon Stone, e Dona Karan é quem assina "Grandes Esperanças" (1998), com Gwyneth Paltrow.

A personal stylist Manu Carvalho lembrou muito bem de "O Grande Gatsby" (1974), de Jack Clayton. O visual bem feito, estilo anos 20 - mesmo filmado em 1970 -, de Mia Farrow e Robert Redford foi todo assinado por Ralph Lauren. Ele também é o responsável pelo figurino de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), de Woody Allen.

Confira as fotos:





Fonte:Vila Mulher.Terra.Com.Br

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts with Thumbnails


___ ___
 

2010 - Template by TNB modificado e adaptado por Provador Fashion