-

Escova progressiva sem formol

Desde que a escova progressiva com formol foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), muitas adeptas se sentiram meio órfãs e para manter o look insistiram no método.
 É claro que tiveram de recorrer a "infratores", leia-se profissionais que continuaram fazendo a progressiva original, aquela que leva formol. No entanto, a indústria cosmética, at
enta aos pedidos incessantes das consumidoras, desenvolveu produtos capazes de mudar o desenho natural dos fios sem danificá-los e com princípios ativos que não põem em risco a saúde. Aldeni Ribeiro, do salão Franck Provost, e Evandro Ângelo, do EV Salão, que já trabalham com as novidades, contam todos os detalhes dos dois novos métodos que dispensam formol. e: o produto tem como principal componente a amônia, substância que, em contato com os fios, consegue amolecê-los, deixando-os prontos para uma nova modelagem. 

No caso, o alisamento


O líquido neutralizante, indispensável após qualquer química, possui formulação rica em proteínas, nutrindo o fio e garantindo que ele fique macio, brilhante e com balanço natural. • Indicação: todos os tipos de cabelos, menos o afro.

 Diferencial: há versões do tratamento atendendo às características de cada tipo de cabelo: danificado, colorido e natural

 No cabelo colorido, é aplicada a versão do produto com efeito iluminador, especial para a manutenção do brilho da coloração; já no danificado, usa-se a versão do produto que funciona como repositor de queratina para recuperar a saúde dos fios


 Ele também pode ser usado apenas para tirar o volume ou disciplinar os cachos mais rebeldes

 Passo a passo: após a lavagem com xampu de limpeza profunda, a umidade excessiva dos fios é retirada com o secador. Aplica-se o produto indicado por todo o cabelo, que deve ficar no vapor de 10 a 20 minutos, dependendo do cacheado e do volume. 
Ele é enxaguado antes de receber o neutralizante - para reequilibrar a estrutura (que vai agir por 20 minutos).

Novo enxágue e, para finalizar, é hora da escova e da chapa

Os fios já estarão lisos

 Resultado:

 "Todo tratamento, como esse, que não desestrutura o fio, precisa de mais de uma aplicação para o resultado esperado. Se a questão for apenas volume excessivo, o problema fica resolvido logo na primeira aplicação. 
Já quando a intenção é se livrar completamente dos cachos, é preciso pelo menos mais uma aplicação", explica Aldeni Ribeiro. 

Cuidados: lavagem apenas após 48 horas da aplicação

 Também fica proibido prender o cabelo - mesmo com elástico macio ou fivelas pequenas

Durabilidade: três meses até que o cabelo volte à estrutura original. Liso em uma única sessão 

 O método: X-Tenso Progressivo, L’ Oréal Professionnel 

 O que é e como age: produto à base de tioglicolato de amônia (um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, deixando-a maleável para ser moldada), desenvolvido com a chamada "tecnologia autocontrole catiônico".

 Em linguagem leiga, isso quer dizer que é capaz de preservar as estruturas de queratina enquanto alisa, mantendo o cabelo saudável.  Indicação: qualquer tipo de cabelo, inclusive o afro

 Diferencial: o cabelo se mantém forte e íntegro durante todas as etapas do serviço


Há também versões do produto para fios sensibilizados (com química anterior ou coloração); finos ou resistentes (muito crespos)

Por ser ativado pelo calor, se você usar o secador em casa o efeito fica ainda mais bonito

 Se deixar secar ao natural, ele não fica superliso, mas perde o volume.

 Passo a passo: o cabelo é lavado com xampu de limpeza profunda para abrir as cutículas

 Aplica-se o creme de tioglicolato por toda a cabeleira, espalhando mecha por mecha

Uma pausa de 20 minutos dá o tempo para o produto agir.


 O cabelo é enxaguado e seco com secador (sem fazer escova)

Passa-se a chapa de porcelana (com temperatura controlada pelo profissional), da raiz às pontas


 Aplica-se um neutralizante líquido, mecha por mecha, mantendo cada uma delas bem esticada

 Há uma nova pausa de 15 minutos

 O cabelo é enxaguado e seco com secador (não é preciso fazer escova ou usar a chapinha). Os fios já estarão lisos. • Resultado: fios lisos e brilhantes logo após a aplicação.
 Cuidados: a primeira lavada tem de ser depois de 48 horas. Além disso, durante esse período, não se pode pegar chuva, prender o cabelo ou usar tintura metálica (aquela que tem alumínio ou outros minerais na fórmula). 
Os fios precisam de produtos específicos para cabelo alisado ou quimicamente tratado, que cuidam da reposição de nutrientes perdidos durante o processo como ceramidas. "Além de servirem como tratamento, eles mantêm o efeito alisado por mais tempo", conta Evandro Ângelo.

 Durabilidade: o resultado dura até que a raiz comece a aparecer

 Daí é a vez dos retoques Diga não ao formol Sim, há salões que ainda oferecem a antiga versão da escova progressiva - e, pior, clientes que ignoram os riscos e continuam dispostas a tudo para alisar os fios. 
Há dois bons motivos para você repensar. 

Em primeiro lugar, dermatologistas, químicos e hairstylists são unânimes: a técnica é perigosa

E, agora, já temos à disposição técnicas sem formol

A escova progressiva com formol está proibida?

 Vários salões fazem... 


Sim

Quem faz está agindo contra a lei. Desde maio do ano passado, a Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu esse tratamento por utilizar o formol, um componente altamente tóxico para o organismo. 


A quantidade máxima (e segura) permitida em formulações cosméticas é de 0,2%, dosagem insuficiente para produzir um alisamento nos fios. 


"Para deixar o cabelo crespo liso, só usando uma quantidade muito acima do permitido o que significa colocar a saúde em risco", diz o dermatologista Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. Será que faz mal mesmo?

 Sim

"O uso do formol além do limite descrito acima pode provocar irritação nos olhos, nas narinas, dor de cabeça, irritação e feridas no couro cabeludo e na pele do rosto que entrar em contato com ele, intoxicação e problemas respiratórios. 
As repetições só agravam o problema: podem ocorrer lesões na córnea, insuficiência respiratória, além da queda de fios", alerta a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP).

 O que é, afinal, o formol? 

"Também conhecido como formalina, é um líquido incolor tóxico, de cheiro forte e característico, obtido a partir da dissolução do gás formaldeído.
 Vale lembrar que ele é irritante e, por isso mesmo, tem seu uso indicado apenas em produtos que não entrem em contato direto com a pele.
 É empregado na assepsia de material cirúrgico em geral e para preservar cadáveres por ter ação bactericida e antisséptica", explica o engenheiro químico, especialista em compostos químicos para indústria


Alexandre Barbagallo, de São Paulo. Se é tão agressivo, por que o cabelo fica tão lindo depois da aplicação? 




Porque para compensar a ação danosa do formol na camada interna dos fios (o recheio), a técnica inclui aplicações de altas doses de queratina concentrada



Fonte:Boa Forma.Abril

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts with Thumbnails


___ ___
 

2010 - Template by TNB modificado e adaptado por Provador Fashion