Dizem que elas se divertem mais. Deve ser por isso que a maioria das mulheres que recorrem às tintas e tonalizantes deseja ficar loira. Entretanto, o serviço é mais complicado do que parece. Passar de morena básica à deusa dourada é um processo muito agressivo aos fios e, sem os devidos cuidados, a cabeleira pode ficar com um aspecto nada atraente.
Acerte no tom!
Peles rosadas: combinam com a maioria das cores. Dourado, acobreado ou acinzentado: o rubor da pele irá garantir o contraste com os cabelos.
Pele amarelada: a gama de combinações diminui bastante. Quanto mais amarelada a pele for, mais difícil de combinar. “Os loiros devem puxar mais para o bege”, diz Wanderley Nunes.
Pele branca: o maior risco é errar na tonalidade e ficar pálida demais. Mas aceita nuances claríssimas. É a pele ideal para criar loiro platinado.
Cuidado para não deixar o tom contrastar demais com a cor das sobrancelhas. E fique esperta: quanto mais claro o tom de loiro, mais rápido vai aparecer a raiz.
“A descoloração não estraga os fios desde que seja feita de maneira adequada e com o auxílio de um cabeleireiro de confiança para avaliar quantos tons se pode clarear. Por se tratar de um processo químico intenso, ela modifica a estrutura dos cabelos e, portanto, pode sensibilizá-los”, diz Flávia.
Segundo a técnica da Wella, quem já possui alguma tintura precisa fazer uma decapagem, que é o processo de remoção da tinta anterior, para depois tingir de loiro. Já quem está com os cabelos naturais só precisa aplicar um descolorante ou tinta clareadora.
É possível ficar loira em casa?
Não é recomendado. Embora algumas garotas apelem para o descolorante direto nos fios, o resultado costuma ser comprometedor. Há risco de manchar o cabelo, enfraquecer os fios e provocar alergia no couro cabeludo.
O que acontece com o fio ao passar por uma descoloração? E por uma tintura clareadora?
A descoloração, ao retirar os pigmentos de melanina contidos no interior da fibra capilar (córtex), acaba sensibilizando mais o cabelo, tornando o fio mais frágil. Na tintura clareadora esse processo é menos agressivo, pois a tinta clareia menos que um descolorante.
Quem tem fios escuros e tingidos só pode clareá-los com decapagem?
Sim. A tintura loira só vai agir depois que a escura for removida quimicamente.
Quantos tons é possível clarear apenas com tinta se a garota tiver cabelo virgem castanho ou preto?
Para quem tem a base escura, há colorações que podem clarear um cabelo natural em até quatro tons.
Linda e loira para sempre
Para manter a cor bonita e saudável é preciso investir numa rotina de cuidados e ser bastante disciplinada. Caso contrário o cabelo pode ficar manchado, com aspecto amarelado ou verde, sem brilho e ressecado.
No dia a dia os cuidados são os básicos para qualquer cabelo, mas com produtos especiais para cabelos loiros. Xampus e condicionadores específicos, leave-in para manter a hidratação e silicones para evitar as pontas duplas – melhor ainda se esses produtos tiverem fator de proteção solar.
Um cuidado especial deve ser tomado na hora de fazer escova nos cabelos loiros. “A força da escova com a ação do calor pode quebrar os fios e comprometer a hidratação”, diz Bruno.
Loiro amarelado
- Shampoo e Condicionador Aminoácidos do Trigo Extrato de Camomila, linha Basic Hair, Marco Antônio de Biaggi.
- Mousse para Cabelos Louros – dá um tom dourado aos fios, Sheer Blonde, John Frieda.
- Shampoo e Condionador Ativador de Reflexos (tons Louro Platina ao Champagne e Louro Mel ao Caramelo), linha Sheer Blonde, John Frieda
- L’oréal Professionnel Série Expert Silver Shampoo – Neutraliza o reflexo amarelo da queratina, suaviza a fibra e compensa as perdas de proteínas com aminoácidos derivados das proteínas do trigo
- Silver Reflex Shampoo Keune – Neutraliza o amarelo do cabelo que passou por processos químicos, como descoloração, reflexos, mechas ou luzes. Devolve a umidade natural, nutre e fortalece os fios.
Loiro esverdeado
Quem tem o costume de se refrescar na piscina corre o sério risco de ficar com o cabelo esverdeado. Isso ocorre por causa do sulfato de cobre, usado para tratar a água da piscina, que entra em contato com a queratina que forma o fio e provoca uma reação química que provoca o tom verde.
O jeito mais fácil de evitar esse tipo de mancha é tentar impedir o contato desse produto com os fios. Não é preciso deixar de mergulhar na piscina, mas usar um leave-in já minimiza o problema.
Outra dica é usa um xampu anti resíduos pelo menos três vezes por semana. Isso ajuda a retirar o excesso de materiais que possam alterar a pigmentação dos fios. Cuidado: esse tipo de xampu deixa as cutículas do cabelo muito aberta e pode causar um ressecamento. O ideal é usar uma máscara de hidratação logo após.
Existem produtos que retiram o tom esverdeado dos cabelos, como o Clarifier da Senscience, mas só estão disponíveis em salões de cabeleireiros.
As vantagens de ser loira
Ter cabelos dourados valoriza a pele, ainda mais se estiver bronzeada. As peles mais escuras ficam mais iluminadas com os tons loiros.
Fonte: Fashion Bubbles
0 comentários:
Postar um comentário