-

Mistura Fina





A moda verão está lançada. Os desfiles mostraram as novas tendências, que as vitrines já começam a expor. A questão agora é escolher os modelos que melhor se adequam a cada estilo. Mas qual estilo? Nas novas coleções, essa pergunta é fundamental, ainda que difícil de responder. Uma modelo usa saia franzida abaixo do joelho, blusinha fechada no pescoço, meia soquete branca e um enorme tênis para arrematar. Outra veste uma microssaia lascada por uma provocante fenda lateral, top tomara-que-caia e sandália altíssima, salto agulha e bico fino. Qual delas é a moderna, qual a clássica? A moda neste final de século anda mesmo difícil de entender. E ela está dividida justamente nessas duas vertentes bastante nítidas: a grande nação dos clássicos e as tribos dos modernos.

Para os exemplos descritos acima, a resposta correta é a menos óbvia. A modelo que parece mais comportada é a moderna. A dos decotes e fendas, a clássica. Qual a definição, então? As roupas clássicas, produzidas em maior quantidade pelos estilistas e pela indústria, seguem as tendências ditadas pelos criadores dos tradicionais centros lançadores de moda, como Paris, Londres, Milão e, ultimamente, Nova York. Os modernos inventam suas tendências a partir da observação das pessoas que circulam pelas ruas. Nenhuma das duas vertentes é a certa ou a errada. Nas duas turmas encontramos pessoas bem ou mal vestidas, exageradas ou no ponto, com charme ou sem graça. Se exagerar, a moderna vai parecer maluca. A clássica que erra fica careta ou perua.

Fotos: Fernando Louza

Calças largas,
de cós baixo: de
tecido tecnológico,
transparente,
sobre bermuda,
ou de couro



Abaixo do umbigo Este verão mostra que os dois lados convivem mais harmoniosamente do que se imaginaria. Algumas peças, como um vestido, por exemplo, sobreposto a um outro de estampa completamente diferente e acompanhado de um tênis, tão grande que mais parece um jet-ski, são modernas. Sozinho, o mesmo vestido, usado com uma sandália de salto alto, pode ficar clássico. As novidades da estação estão presentes em um e outro, mas é nos clássicos, por sua própria definição de seguidores das tendências internacionais, que elas ficam mais evidentes. Nesta temporada, as transparências e as assimetrias permanecem, importadas do último inverno. As microssaias com cortes laterais serão retomadas com toda a liberdade que o calor permite, da mesma forma que os decotes tomara-que-caia e os vestidos de alcinha. Quem quer estar na crista da onda deve usar calça com pernas largas e cós abaixo do umbigo. Outra novidade é a introdução de cores neutras como o bege tom de pele e o cinza. As sandálias de plataforma continuam em cena, mas os calçados de bico quadrado cedem lugar aos modelos bicudos de salto alto, altíssimo. Os modernos, por sua vez, embaralham todas essas tendências com o burburinho das ruas e uma peça ou outra de brechó, para de jeito nenhum parecer que estão na "última moda".

Fotos: Fernando Louza

Duas maneiras novas de usar o tradicional e nobre tafetá: bufante e
irreverente na saia
moderna, com camiseta; elegante e minimalista
na clássica saia
longa com
sandálias de tiras



A divisão entre clássico e moderno não é um fenômeno das passarelas. Já foi totalmente incorporada pela indústria brasileira. As marcas de inspiração clássica são maioria porque seu mercado é maior. As modernas estão cada vez mais presentes, embora produzam quantidades menores de peças. Entre as duas, existem as grandes marcas de moda jovem, que colocaram um pé em cada canoa. Com lojas espalhadas por todo o Brasil, elas vendem modelos básicos que, dependendo dos acessórios, podem tornar-se representantes de uma ou outra tendência. Essas marcas conseguem um visual moderno, mas não tão esquisito que não seja usável e, portanto, vendável em grande escala. A moda está lançada, basta definir: você é clássico ou moderno? Também vale variar.

Fotos: Fernando Louza
O comprimento da saia não importa. À esquerda, mistura de roupas de brechó com saia nova e tênis. A sensualidade explícita da microssaia com fenda lateral é uma tendência da estação




Fotos: Fernando Louza
Meia esportiva e divertida com tênis transforma o vestido. Sandálias de salto altíssimo em lugar dos bicos quadrados



Fotos: Fernando Louza

Para a noite, saias longas, tecidos finos, bordados e brilhos. Despojado, com camiseta sem manga, ou chique, com o cetim prateado


Fonte: Veja. Abril

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts with Thumbnails


___ ___
 

2010 - Template by TNB modificado e adaptado por Provador Fashion