Sucesso profissional
Do alto da carreira bem-sucedida, a bela Ana Hickmann quer mais e mais: audiência na TV, sucesso nos empreendimentos e equilíbrio para não perder a elegância jamais.
Diante dela tudo fica pequeno: 1,85 metro de altura, sem salto, acompanhado de olhos hipnoticamente azuis e de um sorriso largo e arrebatador. Vinda do seletíssimo time das top models, onde circulou durante 11 anos, Ana Hickmann desfilou em passarelas internacionais, posou para os mais festejados fotógrafos do mundo e suas belas pernas de 1,20 metro entraram para o Guinness Book.Se os superlativos parassem por aí, a gaúcha de 27 anos já seria o máximo. Mas para ela sucesso pouco é bobagem. Há quatro anos brilha como apresentadora do programa matutino Hoje em Dia, da Rede Record, ao lado de Britto Júnior, Eduardo Guedes e Chris Flores, e assim deve ser até pelo menos 2012, quando vence o contrato com a emissora.
Espírito empreendedor
O salário, cerca de R$ 200 mil por mês, um dos mais altos da casa, é turbinado por merchandisings e pelo licenciamento de itens como óculos, relógios, sapatos, jeans, malharia, biquíni, lingerie, produtos de beleza e câmera fotográfica. Só em setembro do ano passado, quando lançou sua exclusiva linha de esmaltes, foram vendidos mais de 100 mil frascos. Sua grife de óculos é vice-líder no mercado nacional e conta com vendas expressivas também em Portugal e na Espanha. Tem ainda o meio milhão de pares de sapatos comercializados por ano, que servem até o número 41, o mesmo da modelo. Contudo, Ana Hickmann mantém os pés no chão e com fôlego para ir além. Filhos só pretende ter depois que esgotar todos os desafios profissionais. Enquanto isso divide o lar, há 11 anos, com seu grande amor e parceiro profissional, mais seis cachorros e uma ruidosa calopsita. “Tenho uma essência muito familiar. É um universo que me aconchega”, diz.
Mulher de verdade
Você já declarou que não investiria na carreira de atriz porque buscava uma profissão na qual pudesse ser você mesma. Encontrou?
Com certeza. Não acho que modelo tem que, necessariamente, migrar para a carreira de atriz. Gosto de ser quem eu sou, falar com as pessoas sem disfarces. Na vida de modelo a gente acaba interpretando, mas é diferente. Você deixa aflorar seu lado mais sexy ou andrógino, mas ainda assim é você.
Então o que vemos no Hoje em Dia é a verdadeira Ana Hickmann?
O formato do programa, ao vivo e sem ensaios, me deixa livre para mostrar como sou humana. Posso estender uma entrevista que considero interessante, posso rir, chorar, ficar chocada e até cometer erros. E eu já errei muito em frente às câmeras.
Isso não a deixa constrangida?
Sinceramente, não. Para quem trabalha na TV nos moldes convencionais, pode ser uma saiajusta, mas nós conseguimos reverter os erros a favor do programa. Uma vez quebrei o salto no ar e o que era para ser uma tremenda gafe virou motivo de risos e de aproximação com o público – até hoje ouço comentários bem-humorados sobre esse episódio.
Dedicação ao trabalho
Como você, uma mulher glamourosa, com repertório fashion tão vasto, acabou criando empatia com as donas-de-casa?
Apesar de ter saído da casa dos meus pais ainda adolescente, eu tenho uma essência muito familiar. É um universo que me aconchega. Mas a sintonia com esse público não aconteceu de imediato. No começo eu usava termos da moda e não era bem compreendida. Foi aí que resolvi polir meu vocabulário, até para não virar uma caricatura. Abandonei as afetações do mundo fashion, fiz aulas de português e tratamento fonoaudiológico.
O que mais precisou abandonar para se tornar apresentadora?O que mudou radicalmente foi a minha vida social. Hoje raramente saio à noite e procuro concluir os compromissos profissionais até as 22h. Levanto às 5h30 todos os dias. Nos finais de semana, quando o despertador não toca, acordo do mesmo jeito. Essa rotina me ajuda a manter a disposição e o bom humor.
Pelo visto você é extremamente dedicada ao trabalho. Digo que 90% do meu tempo é voltado para o trabalho, mas não só para a televisão. Meu nome está associado a diversos produtos, no total 12 marcas, entre próprias e licenciadas.
Você participa ativamente de cada um desses negócios?
Nunca consegui apenas assinar um produto. Gasto muito tempo dentro de fábrica porque gosto de estar presente não só no momento da criação, mas também fiscalizando a qualidade. Quando uma mulher compra um item com meu nome é porque se identifica comigo. Mas meu marido [o empresário Alexandre Corrêa] me ajuda muito. Sozinha seria impossível tocar tantas coisas.
Alma caseira
No seu caso, dá para dizer que por trás de uma grande mulher existe um grande homem?
Não posso usar essa expressão para definir nossa parceria porque o Alexandre jamais esteve atrás de mim e sim do meu lado. Um casal só dá certo quando caminha junto.
Vocês estão casados há 11 anos. Pretendem ter filhos?
Pretendemos, sim, mas quero trabalhar muito antes disso. Não que eu vá abandonar a carreira quando engravidar, mas terei que montar outra estrutura. Quero ter uma vida estável antes de ser mãe.
O que é estabilidade para você?
A estabilidade profissional e financeira já existe, mas ainda é muito recente. Faço TV há apenas quatro anos e, por mais que o programa seja um sucesso, preciso de mais tempo para me consolidar e me sentir realmente segura.
Qual sua aquisição mais importante?
Um sítio em Itu, interior de São Paulo. Faltam detalhes de decoração, mas a casa já tem tudo o que considero fundamental: piscina, quartos amplos e, como uma boa gaúcha, a churrasqueira. É uma casa com a minha alma.
E como é essa alma?
Como pisciana, posso dizer que é meio mutante. Meu apartamento em São Paulo tem estilo retrô, com móveis vitorianos, cama de madeira entalhada, cores e estampas fortes. O sítio é o oposto: tudo superclean. Ainda vou acrescentar meus toques, gosto de reformar pessoalmente alguns móveis.
Truques de beleza
Quais são seus rituais de beleza?
Todas as manhãs higienizo a pele com produtos manipulados e passo protetor solar. À noite limpo a região dos olhos com o demaquilante Bi-Facil, da Lancôme. Como tenho pele oleosa, uso o adstringente Clean&Clear, da Johnson, e finalizo com o hidratante noturno Chronos Spilol, da Natura.
E quanto ao make, quais são seus segredinhos?
Adoro maquiagem, tanto que faço a minha própria no programa. Aprendi muitos truques nos tempos de modelo – usar diversos tons de base é um deles. Para cobrir imperfeições, uso um pincel bem fino. E adoro sombras metalizadas, que iluminam os olhos.
Como você cuida dos cabelos?
Sou cliente do Celso Kamura [de São Paulo] desde os meus 15 anos. É com ele que corto os cabelos e faço luzes. Também sou fã dos seus produtos, como o xampu Silver Anti-Age, que uso uma vez por semana para tirar o aspecto amarelado dos fios loiros.
Sempre em forma
Quais os tratamentos para manter o corpo em forma?
Não passo uma semana sem drenagem linfática. E me entrego a diversas alquimias estéticas. Já fiz corrente russa, enfaixamentos com argila e tratamentos com equipamentos de última geração. Faço também aromaterapia para ativar a energia. No meu camarim nunca falta essência de alecrim no difusor. Quando preciso de um up no astral, uso óleo de gerânio entre os seios, como se fosse um perfume.
É inevitável citar suas belas e longas pernas.
Pois é, ter pernas compridas me dá trabalho. Já aconteceu de eu me apaixonar por um vestido longo e ele ficar curto. Também não posso abusar dos shorts para não cair na vulgaridade. No mais, procuro manter a pele sempre hidratada e bem depilada. Também seco os vasinhos de tempos em tempos. Minha família toda sofre com as varizes.
Questão de estilo
Como você define seu estilo?
Sou uma clássica com toques contemporâneos. Não gosto de volumes e raramente sigo a linha romântica. Procuro valorizar a cintura e os seios, mas sem exageros.
Você continua conectada no mundo fashion?Nunca consegui me desligar, tanto que entro em uma temporada já de olho na próxima. Isso é importante para o desenvolvimento dos meus produtos e também para preparar o figurino para a TV. Apesar de ser um programa matutino, as pessoas esperam certas influências.
Qual o papel dos acessórios no seu look?
Eu amo sapatos. Até aos mais pesados com salto altíssimo, que eu deveria evitar, não consigo resistir. Também sou louca por joias e bijoux.
Você aprecia alguma grife em especial?
Sempre admirei as criações da Chanel, também as da Dior e os vestidos rodados da americana Betsey Johnson. Entre os nacionais, gosto da alfaiataria de Reinaldo Lourenço e dos vestidos de festa assinados por Walter Rodrigues, Marcelo Quadros, Carlos Miele e Danilo Uitch.
Que mulher é referência de estilo para você?
Adoro o visual da atriz italiana Sophia Loren, dos anos 50 até agora. Ela continua belíssima e sabe se portar. Elegância tem muito a ver com bom senso e equilíbrio, e isso eu também espero ter durante toda a vida.
Fonte: Estilos Pb




0 comentários:
Postar um comentário