-

Alimentos, cápsulas e cosméticos antioxidantes para pele e cabelo


Imagine sua pele protegida por um exército preparado para bloquear os efeitos negativos acarretados por stress, poluição, falta de sono, excesso de sol... Você já deve ter ouvido falar, porque os antioxidantes, essas substâncias de defesa, estão em alta na nutrição e na dermatologia. presentes em alguns alimentos, especialmente em frutas como a acerola, o açaí, a amora, o morango e a romã, e na fórmula de muitos cosméticos, são capazes de controlar a ação dos radicais livres - moléculas que impedem que as células funcionem plenamente, roubam a sua vitalidade e aceleram o envelhecimento.

O assunto ganhou ainda mais destaque no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, que aconteceu em março, em San Diego, nos Estados Unidos. Segundo a dermatologista americana Zoe Draelos, da Carolina do Norte, os antioxidantes são de extrema importância num processo de envelhecimento batizado de inflamaging. Pois é, além de serem "naturalmente" nocivos, os radicais livres em excesso disparam um outro mecanismo que prejudica a saúde e a beleza: a inflamação. Num ciclo vicioso, a inflamação aumenta os radicais livres, que, mais uma vez, disparam a inflamação e daí por diante. O organismo todo sofre com isso, mas os estragos na pele são evidentes. Isso porque os radicais livres degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas e flacidez. O cabelo também fica ressecado e enfraquecido, com o risco de queda ou branqueamento precoce. Os antioxidantes seriam a solução para frear esse processo.
Reforço em cápsulas

Você vive estressada, abusa do sol, fuma e se expõe frequentemente a ambientes poluídos? Esses agentes agressores aumentam a produção de radicais livres e, por isso, talvez você precise recorrer aos suplementos antioxidantes. De qualquer maneira, é importante mudar o estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis. "Do contrário, nem doses extras dessas substâncias dão conta dos estragos na pele e na saúde em geral", avisa Marcelo Bellini, dermatologista de São Paulo. Ele recomenda ainda reduzir o consumo de gordura saturada e evitar o excesso de bebida alcoólica. A Imeeden, a Innéov, uma empresa da união da Nestlé com a L’Óreal, a Nutricé, a Rennovee, da Nutrilatina, e a Sundown Naturals são algumas das marcas que oferecem suplementos antioxidantes com foco em melhorar a condição da pele, combatendo flacidez, rugas e até manchas. A maioria é rica em licopeno, ômega 3 e vitaminas C e E. Apesar de vendidas sem restrição nas farmácias, o ideal é consultar seu nutricionista, nutrólogo ou dermatologista para saber qual é a mais indicada para o seu caso. Munida de uma receita médica, você também pode manipular cápsulas em farmácias especializadas. "Essa opção oferece a vantagem de o profissional determinar a combinação de ativos de acordo com a necessidade de cada paciente e na dose adequada", completa Bellini. No último congresso da Academia Americana de Dermatologia, o Polypodium leucotomos foi o ativo de destaque. "Extraído de uma samambaia da América Central, é o primeiro antioxidante usado em cápsula manipulada com ação fotoprotetora comprovada cientificamente", diz a Karla Assed, dermatologista do Rio de Janeiro. Significa que ele funciona como um coadjuvante do filtro solar, diminuindo os danos dos raios ultravioleta provocados na pele e, com isso, preserva a capacidade dos fibroblastos em produzir colágeno. Esse antioxidante também é usado em cremes.
Antioxidantes em potes

Adicionar antirradicais livres aos cosméticos é outra tendência, aqui e lá fora. A vitamina C é um caso antigo, mas vem sendo usada em doses mais concentradas ou combinada a outros ativos, como o colágeno. "O extrato de romã e o de chá verde também estão na lista de antioxidantes de uso tópico", diz Karla Assed. Ácido ferúlico, alistin, coffeeberry, OTZ10 e ascorbosilane C também são grandes apostas para proteger e recuperar a pele dos danos.


Fonte:Boa Forma.Abril

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts with Thumbnails


___ ___
 

2010 - Template by TNB modificado e adaptado por Provador Fashion